Marketing e Comunicação

5 motivos pelos quais sua empresa deve apostar em blogs

Muito tem se falado sobre marketing de conteúdo e a criação de blogs para empresas, mas você sabe exatamente quais os benefícios que a utilização de blog posts trazem para sua empresa? Se esta também é sua dúvida, confira a lista com 5 motivos pelos quais sua empresa deve apostar em blog posts.

1) Mais um canal de comunicação com o cliente

Ok, é certo que as redes sociais já são uma excelente maneira de se comunicar com o cliente e de certa forma a criação de conteúdo é mais simples, já que bastam algumas frases para passar a mensagem desejada. Mas redes sociais tem suas particularidades e uma delas diz respeito ao interesse das pessoas nas publicações. Estudos já revelaram que internautas não se sentem muito atraídos a ler textos longos nas redes sociais. Postagens deste tipo possuem um alcance muito baixo, e interação ainda menor.

2) Blog posts tendem a ser mais completos

Dependendo do assunto que se queira abordar, é quase impossível utilizar textos curtos. Quando o tema é complexo, nada melhor do que um texto bem construído, com explicações detalhadas. Ao contrário das redes sociais, os textos em blog costumam ter boa aceitação, mesmo se o conteúdo for longo. O importante neste caso é que o texto seja realmente interessante e entregue tudo que o leitor estava buscando quando chegou até o seu texto.

3) O Google e a busca orgânica

Quando decide por comprar um produto ou quer aprender sobre qualquer assunto, o que é a primeira coisa que você faz? Provavelmente você respondeu: “pesquiso no Google”. Pesquisa realizada e divulgada pela empresa Salesforce no começo deste ano revelou que 79% dos consumidores realizam uma busca online antes de comprar qualquer produto. Os resultados orgânicos sempre priorizam conteúdos relevantes para os usuários. Por isso, ao produzir conteúdos interessantes para seu blog, suas chances de aparecer no Google aumentam bastante. Quando o seu consumidor pesquisar pelo seu produto ou serviço, é melhor encontrar sua marca e não a do concorrente, concorda?

4) Baixo custo

É possível criar um blog com apenas alguns cliques e em poucos minutos, utilizando inclusive serviços gratuitos, que oferecem opções limitadas de customizações, mas já é um começo. Se desejar deixar o blog com aparência ainda mais profissionalizada, o ideal é investir em templates, plug-ins, domínio personalizado e hospedagem. Neste caso, vale a pena contar com a ajuda de uma agência especializada!

5)  Geração de Leads e análise de ROI

Blogs são excelentes ferramentas para gerar e nutrir leads, que são potenciais oportunidades de venda. Se o cliente fez uma busca e chegou até o blog da empresa, é porque ele já tem o interesse e desejo no seu produto. Utilizando técnicas de SEO e ferramentas como o Google Analytics é possível analisar exatamente o ROI (retorno sobre o investimento) que o blog traz para a empresa.

Empresas que produzem conteúdos de qualidade conquistam mais visitantes e, por consequência, mais clientes. Mas como saber quais os temas devo abordar, o que o público-alvo busca e tem interesse? Estas e outras questões devem ser amplamente analisadas por profissionais de comunicação, passando por um estudo completo de análise de mercado. Entre em contato com a Big Data!

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