Marketing e Comunicação

5 PRINCIPAIS ETAPAS PARA UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL DE SUCESSO

Abrir uma empresa e montar o próprio negócio está longe de ser uma tarefa fácil. Depois de montar o plano de negócios, levantar o dinheiro necessário para o capital de giro, investir em aluguel, equipamentos e funcionários e finalmente colocar o negócio para funcionar, vem outra questão: como divulgar a empresa na internet?

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018, divulgada no último mês, 70% dos brasileiros utilizam a internet. Destes, 60% pesquisaram preços de produtos ou serviços online, antes de realizar a compra. Outro dado interessante é que quase 95% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais e 62% delas consideram que essas plataformas têm um papel importante para os seus resultados, conforme mostrou a pesquisa Social Media Trends.

Com base em todos estes números fica claro que uma boa estratégia de marketing digital é fundamental não só para atrair o os públicos de interesse como também para se destacar e sair na frente da concorrência. Mas não basta apenas criar uma conta nas redes sociais e fazer postagens aleatórias e ocasionais. É preciso conhecer o mercado, os hábitos dos consumidores, redes sociais mais adequadas para o seu negócio e muito mais. Confira a seguir as 5 principais etapas de marketing digital que irão ajudar o seu negócio a prosperar cada vez mais:

1 – Objetivos de Marketing

Nada começa sem um objetivo cuidadosamente definido. Apesar de parecer simples em um primeiro momento, muita gente confunde e diz que o principal objetivo é vender. O objetivo de toda empresa é vender, claro, mas o marketing vai além disso. Pense em outros pontos-chave como reconhecimento de marca, lançamento de um novo produto, gerar fluxo qualificado na loja ou até criar uma comunidade de fãs. A venda propriamente dita acaba sendo uma consequência destas outras ações.

2 – Benchmarking

Uma vez que os objetivos estão definidos e claros por toda a equipe de marketing digital, devemos analisar a concorrência. Quais são pontos fortes e fracos, como eles se posicionam, quais as bandeiras que levantam, em quais mídias estão, como comunicam sua mensagem e todas as informações que forem relevantes para melhor análise do cenário. A questão aqui não é imitar o concorrente, mas compreender o mercado e pensar em ideias inovadoras que ainda não estejam sendo realizadas e que possa levar a sua empresa a alcançar seus objetivos.

3 – Definição do público-alvo

É hora de fazer a definição do público-alvo. Nesta etapa, o objetivo é identificar quem são os seus clientes, qual sua faixa etária, principais interesses, renda e outras particularidades. Neste momento, recomendamos a criação de personas, que são imagens representativas que irão ajudar em todas as outras etapas de criação de conteúdo.

4 – Estratégias e plano de ação

Agora que já conhecemos os objetivos, a concorrência e o público-alvo, é o momento decisivo: juntar todas as informações que foram coletadas e definir o que fazer com elas. Aqui, definimos em quais redes sociais a empresa vai estar presente, qual será a linguagem escrita e visual apresentada, periodicidade de postagens, editorias e também as metas a curto e longo prazo. Ou seja, definimos aonde queremos chegar e como chegaremos lá.

5 – Análises e relatórios

Depois de tudo implementado e sendo executado, é hora de analisar se as definições foram assertivas e estão apresentando os resultados esperados. O ideal é acompanhar bem de perto para fazer ajustes na rota caso os objetivos não estejam sendo alcançados. Existem diversos aplicativos úteis para extrair relatórios, tais como Etus, Reportei, Mlabs e outros.

É um trabalho minucioso, que envolve muito estudo e atualizações sobre o mercado. Demanda tempo para implementar, analisar e realizar as ações necessárias para se ter uma ótima presença online. A melhor maneira é contratar uma equipe especializada, com expertise e conhecimento de mercado. Precisando melhorar a presença da sua empresa nas redes sociais? Entre em

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