Marketing e Comunicação

6 ferramentas para gestão de projetos e comunicação

Contratar excelentes profissionais para uma empresa é um dos principais caminhos para o sucesso, mas organizar o trabalho deste time também é fundamental. De nada adianta ter bons profissionais se estes não estão alinhados entre si, cientes da importância de cada um deles na equipe e perdidos sobre a prioridade de entrega de cada trabalho.

Para facilitar este processo existem várias ferramentas de gestão de projetos, que simplificam os processos e tornam as etapas mais ágeis, aumentando a produtividade de toda a equipe. Conheça algumas das ferramentas mais utilizadas para o gerenciamento de projetos.

Trello (gratuito para as ferramentas mais simples)

Uma das ferramentas mais utilizadas, provavelmente por sua simplicidade e modo intuitivo. A plataforma utiliza listas e cards, que podem ser distribuídos por assunto, prioridade ou qualquer outro critério. A variedade de personalização é grande, permitindo a criação de listas com jobs “a fazer”, “em andamento”, “aguardando aprovação” e “finalizado”, por exemplo. É uma ferramenta muito visual, o que auxilia a entender em poucos segundos em que ponto os projetos se encontram.

Asana (gratuito para até 15 pessoas)

Também muito conhecido, o Asana foi criado por 2 ex-funcionários do Facebook. Possui funções que facilitam o gerenciamento de tarefas por toda a equipe. Permite a interação da equipe por meio de comentários e marcações.

Basecamp (gratuito por 60 dias)

O grande diferencial do Basecamp em relação às outras ferramentas de gestão de projetos é a criação de uma linha do tempo para cada projeto. Com esta função fica muito simples visualizar o andamento das tarefas, histórico de cada colaborador e em que etapa do planejamento a campanha está.

Evernote (gratuito para funções básicas ou pago na versão premium)

Embora não seja um gerenciador de projetos, muita gente o utiliza para esta função. A ferramenta é sensacional para ser usada como um moleskine digital ou bloco de notas bem moderno onde é possível criar pastas com documentos, fotos, tags e muito mais. Vale demais para anotar aqueles insights que aparecem nos momentos mais inesperados. Ele também tem uma função muito útil de escanear documentos. Basta tirar uma foto e escolher a opção “documento” que seu arquivo escaneado fica disponível para ser salvo como png ou mesmo como pdf!

Slack (gratuito para até 10 mil mensagens)

O Slack não é bem uma ferramenta de gestão de projetos como os citados acima, mas funciona perfeitamente bem se utilizado em conjunto. Ele é um software de comunicação interna que funciona como um chat, onde é possível criar grupos temáticos para troca de mensagens e arquivos. A ferramenta vem sendo apontada como o substituto dos e-mails e possui integração com várias ferramentas, inclusive de gestão de projetos.

Teams

Notícia fresquinha: no último dia 12 de julho, a Microsoft liberou uma versão gratuita do Teams, ferramenta de trabalho e colaboração que permite que equipes se comuniquem por textos, compartilhem arquivos e façam reuniões em vídeo. A versão gratuita foi disponibilizada justamente para bater de frente com o Slack, que conta com versão free. A grande aposta da Microsoft é que a integração do Teams com outros aplicativos da empresa como o Office 365 e o One Drive seja o grande diferencial da ferramenta e segure a fama do Slack, que já conta com mais de 8 milhões de usuários.

Listamos algumas das ferramentas de gestão de projetos mais utilizadas em todo o mundo, mas existem muitas outras opções. O ideal é aproveitar que muitas são gratuitas ou possuem períodos de teste grátis para analisar qual delas se adapta melhor ao funcionamento da sua empresa. Utiliza outra ferramenta que não citamos aqui? Conta pra gente qual é e os motivos que te fizeram optar por ela!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *