Marketing e Comunicação

A importância do monitoramento de mídias sociais

Não restam dúvidas: a presença constante nas redes sociais é um fator importante para o sucesso de uma empresa. De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE em fevereiro deste ano, o Brasil conta atualmente com mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet, número que equivale a 69% da população.

Outro levantamento, realizado pelo SPC Brasil, identificou que 47% dos internautas buscam informações online antes de comprarem em lojas físicas. Avaliando as duas pesquisas, fica claro que a empresa que não está ativa nas redes sociais perde espaço.

E quando falamos em estar ativa, não queremos dizer apenas criar e publicar conteúdos. O monitoramento das mídias sociais é fator primordial para o sucesso da empresa.

Imagine o cenário: sua empresa publicou um conteúdo nas redes sociais e um internauta deixou uma mensagem negativa. Outro viu e deixou sua opinião, marcando uma terceira pessoa, que também quis se manifestar negativamente. Na internet tudo acontece de maneira rápida e se não existe um profissional para monitorar o que acontece, o caos pode se instalar.

O cenário pode ser trágico se medidas não forem tomadas de maneira eficiente, mas pode também ser positivo, se tiver uma equipe preparada. É o momento de conversar com consumidores público da sua empresa, explorar as qualidades e benefícios do seu negócio e, por que não, se desculpar pelas falhas e fraquezas, quando houver, com um registro de que soluções serão tomadas.

Outra vantagem do monitoramento é referente às futuras ações que a empresa pode tomar, após analisar dados como as interações que os internautas realizam em suas redes. Utilizando aplicativos e ferramentas próprios para esta finalidade, é possível avaliar os comentários em positivos, neutros e negativos, além de identificar as palavras-chave mais utilizadas e, assim, fazer um planejamento estratégico para novas ações.

OP Social, Mlabs, RD Station são ótimas e imprescindíveis ferramentas para monitoramento de redes sociais. São aplicativos úteis e que combinados com o conhecimento do profissional de comunicação acerca de hábitos de consumo e personalidade do consumidor, pode alavancar o sucesso da empresa!

A Big Data trabalha diariamente com estas e outras ferramentas para gerenciar as redes sociais e criar novos planos de sucesso para nossos clientes. Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos auxiliar sua empresa a crescer cada vez mais!

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