Marketing e Comunicação

BBB 20 e Marketing Digital: como o programa pode trazer insights para sua empresa

Por incrível que pareça, mesmo após 18 anos no ar o Big Brother Brasil vem batendo recordes de audiência. As edições anteriores mais recentes sempre foram muito assistidas e comentadas, mas nada que se compare ao fenômeno que está sendo a edição de 2020. E o sucesso não se refere apenas aos participantes e assuntos que acontecem dentro da casa, mas também sobre os cases de sucesso que alguns participantes conseguiram gerar utilizando o marketing digital! Você deve estar se perguntando como o BBB pôde se tornar referência para campanhas e marcas e por isso detalhamos a seguir os acertos do programa e de seus participantes.

Quem começou acertando foi a própria produção do programa, que inovou na seleção e pela primeira vez na história escolheu alguns participantes já bem conhecidos do público – principalmente na internet – em vez de personagens totalmente anônimos. Boca Rosa e Manu Gavassi são os principais exemplos. Elas já eram influentes e conhecidas antes de entrarem no programa. Aqui a gente já percebe a importância de se utilizar influenciadores digitais em uma estratégia de marketing.

Outra mudança realizada pelos produtores do Big Brother foi que eles deram um tempo para os participantes se prepararem antes de entrarem no programa. Desta forma, alguns participantes criaram conteúdos incríveis para serem publicados nas redes sociais simultaneamente à sua participação no programa. Chamamos esta ação de transmídia, onde mídias diferentes contam trechos diferentes de uma mesma história. Assim, ganha a Rede Globo, que viu seu índice de audiência crescer como nunca e ganha o participante, que passou a ganhar milhares (ou até milhões!) de seguidores. Com isso, notamos outra etapa importante do marketing digital aplicado a um case real de sucesso: o planejamento.

Manu Gavassi – que já era conhecida por adolescentes por ter participado da revista Capricho – aproveitou o tempo que teve antes de entrar no programa para criar um storytelling genial: ela gravou vários vídeos contando quem ela é, porque aceitou participar e o que espera da sua participação no programa. Os vídeos foram sendo divulgados aos poucos e depois que ela entrou na casa. Desta forma, o espectador a vê na tv e passa a conhecer, procura por ela na internet, tem acesso aos vídeos que ela própria gravou, começa a segui-la nas redes sociais e vira fã.

A sacada genial dela não para por aí. Manu também é cantora e ela também deixou preparada uma música, que foi lançada nos últimos dias, depois que ela já tinha milhões de seguidores (Manu ganhou, em apenas um dia, mais de um milhão de seguidores, depois de sua entrada no programa). A música hoje é uma das mais ouvidas pelos brasileiros em mídias como o Spotify.

Todas as etapas descritas acima fazem parte do que chamamos no marketing de funil de vendas, que é assim detalhado:

– Aprendizado e descoberta (quem é a Manu);
– Reconhecimento do problema (o que ela faz de interessante e que agrega valor);
– Consideração da solução (mais seguidores nas redes sociais e fãs);
– Decisão de compra (vender sua imagem e sua música).

Mas o programa também nos mostrou que, caso o planejamento não seja realizado de forma correta, a campanha pode ser um fracasso.

Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, entrou no programa como a participante com maior número de seguidores, ela já era uma grande personalidade nas redes sociais. Apesar da fama, sua imagem não era muito positiva, devido a polêmicas que ela havia se envolvido. Sua estratégia ao entrar no programa então foi a de personal branding, ou seja, melhorar a forma como as pessoas a viam, mostrar seu propósito, valor e identidade.

Porém, Boca Rosa errou no planejamento. Criticou o feminismo de algumas participantes, tema que está muito em alta ultimamente, e teve outras atitudes vistas como negativas. O que resultou numa perda de mais de um milhão de participantes! Ela pretendia também alavancar as vendas da sua marca de produtos de beleza, mas você já deve estar imaginando que o objetivo não foi concluído com sucesso. Esperamos que ela tenha uma boa equipe de gestão de crise nas redes sociais! A participante, inclusive, já foi eliminada do programa.

Estes são exemplo de duas personagens do programa que mostram de forma muito clara a importância de um planejamento detalhado, de conhecer o seu público, saber como conversar com ele, fazendo com que se tornem fãs. Mostra também a importância de não só se tornar conhecido, mas saber como administrar de forma corretas as estratégias criadas.

Todas estas etapas são parte importante de um planejamento de marketing digital, do qual a agência Big Data é especialista. O sucesso ou derrota das estratégias e ações desenvolvidas em um planejamento depende de grande estudo de mercado e dos passos corretos a serem tomados. Uma equipe experiente é fator primordial para garantia de sucesso. Quer garantir o sucesso da sua empresa nas mídias sociais? Entre em contato com a Big Data agora mesmo!

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