Marketing e Comunicação

Black Friday: estratégias para sua empresa vender muito!

Muito famosa nos Estados Unidos, a Black Friday chegou ao Brasil em 2010, mas foi apenas nos últimos anos que realmente atingiu o ápice, a ponto de fazer as pessoas evitarem fazer compras antes para esperar pelas promoções.

Em 2018, a campanha de Black Friday bateu recorde de vendas. Segundo dados da Ebit Nielsen, empresa referência em comércio eletrônico, as vendas online até as 17h de sexta-feira somaram R$ 2,1 bilhões, quantia equivalente a todo o faturamento das varejistas on-line nos cinco dias de promoção da Black Friday no ano anterior.

Os dados comprovam a importância desta data para o comércio online. Confira algumas dicas para fazer um excelente planejamento e aumentar as vendas da sua empresa durante a Black Friday.

Estabeleça quais produtos terão descontos, de acordo com os interesses da empresa. O objetivo da Black Friday é acabar com o estoque antigo para dar espaço para os novos, que serão comercializados com foco no Natal e festas de fim de ano. Sendo assim, planeje os produtos que a empresa deseja vender mais e defina também qual será o valor promocional e estratégia de vendas.

Outro ponto importante é: tenha um estoque reforçado! De nada adianta fazer promoção para atrair os clientes e ter os produtos esgotados em pouco tempo. Vale estudar o preço da concorrência para que o desconto seja realmente um diferencial. Cuidado para não acabar fazendo uma “Black Fraude”, o que acarreta em uma propaganda negativa da empresa. Aqui é muito importante negociar com fornecedores para montar o estoque de forma acertada.

Pense em todas as estratégias digitais que podem ser implementadas. É interessante criar um hotsite com cerca de um mês de antecedência, aproveitando para captar e-mails das pessoas interessadas. A isca pode ser algo como “cadastre-se para receber as promoções antes de todo mundo!”. Assim, faltando alguns dias para a Black Friday, e-mails marketing podem ser disparados, aumentando a expectativa e fazendo o consumidor lembrar da sua marca. Não deixe de conferir se a empresa que hospeda o site suporta um aumento considerável no número de acessos simultâneos. Lembre-se de usar certificado de segurança e utilizar ferramentas de mensuração e análise do tráfego.

Atualize capas das redes sociais, faça pré-posts sempre com o objetivo de causar um senso de necessidade no consumidor. Textos como “faltam 2 semanas” e “faltam 10 dias, fique ligado” normalmente apresentam bons resultados. Peças para envio via whatsapp também funcionam muito bem, uma vez que praticamente todo mundo tem o aplicativo instalado no celular e o acessa várias vezes por dia. Não dá pra perder a oportunidade!

Não se esqueça dos anúncios, que são muito importantes para atingir possíveis clientes que ainda não conhecem sua empresa. Anúncios no Google, Facebook e Instagram são altamente segmentados. É possível escolher públicos muito bem definidos e, assim, ter um retorno mais eficaz.

Interaja com seu público, sempre! Como o ideal é começar a campanha de forma antecipada, inclusive com os anúncios, o movimento nas redes sociais muito provavelmente irá se ampliar. Toda interação deve ser respondida, principalmente as dúvidas. Jamais deixe seu cliente sem resposta. Se for necessário, pense em aumentar a sua equipe durante o período da campanha. E prepare-se! O dia da Black Friday é frenético! Esteja preparado, inclusive, antecipando possíveis problemas que possam acontecer, e suas soluções.

Fazendo todo este planejamento de forma antecipada e muito bem estruturada, as possibilidades da sua empresa alcançar um grande sucesso nas vendas de Black Friday são grandes! Precisa de ajuda para estruturar campanhas de venda online como a Black Friday, ou outras datas comemorativas? A Big Data possui significativa expertise em campanhas online, entre em contato com a gente agora mesmo!

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