Marketing e Comunicação

Mídia de performance: estratégias assertivas para alavancar os negócios

Uma das maiores vantagens do marketing digital em comparação ao marketing tradicional é a possibilidade de se medir com grande precisão e em tempo real a evolução das campanhas que estão em andamento e o retorno dos valores investidos em estratégias de mídia online. Desta forma, conseguimos otimizar o uso da verba, obtendo melhores resultados.

Quando falamos em mídia de performance estamos nos referindo aos canais online que comercializam variados formatos para se alcançar determinados objetivos. Para ilustrar, vamos usar como exemplo os anúncios que são veiculados nas plataformas Facebook Ads, Instagram for Business e Google Ads, um dos principais canais onde a mídia de performance é explorada.

Para que o resultado das campanhas seja efetivo é preciso conhecer as ferramentas e compreender claramente todos os formatos disponíveis e qual o objetivo de cada. Com isso em mente, é possível planejar quais canais usar, o valor a ser investido e quais métricas analisar. As possibilidades são inúmeras e variam de acordo com as necessidades de cada cliente.

Um anúncio pode ser cobrado baseado em quantas vezes ele foi impresso em uma página (CPM), quantas vezes ele foi clicado (CPC), quando ele gerar um lead, entre outros. As segmentações podem ser demográficas (gênero, faixa etária, etc), geográficas (cidades), conforme os interesses dos usuários e muito mais. Estes dados vão nortear quais as KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Performance) serão mensuradas para que a campanha tenha uma boa performance.

É importante compreender também que o trabalho precisa de continuidade, muitos testes e estudos para entender quais ações geram melhores resultados. Nem sempre o que deu certo para um cliente vai dar certo também para o outro. Para isso, testes A/B são muito comuns, onde a proposta é passar a mesma mensagem, porém com textos ou imagens diferentes, de forma a identificar com qual anúncio o público se identifica mais, o que irá guiar a criação dos próximos anúncios.

Dados como quais conteúdos estão sendo mais visualizados, frequência de acesso, cliques no link e quantidade de downloads são indicadores que permitem ao analista mensurar o desempenho e fazer as adequações necessárias.

São vários os fatores que fazem com que uma campanha atinja máxima performance. Um profissional experiente e atualizado é fundamental para conseguir analisar previamente o cenário, se antecipando às situações e gerando o melhor ROI (retorno sobre o investimento).

Na Big Data, temos uma equipe qualificada e experiente, que está em constante busca por conhecimento e especializações. Nosso objetivo é estar sempre por dentro do mercado e atualizados sobre as melhores ferramentas para ajudar o seu negócio a prosperar! Vamos juntos nessa? Acesse agora o nosso site e entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *