Marketing e Comunicação

O que é Inbound Marketing e como aplicá-lo à minha empresa

Uma das expressões mais utilizadas pelas agências de marketing digital nos últimos anos, Inbound Marketing é um processo que tem como objetivo produzir bons conteúdos visando atrair potenciais clientes para o site de uma empresa, através de conteúdos relevantes e não invasivos.

Inbound Marketing x Outbound Marketing

Se antigamente o consumidor era bombardeado por propagandas em canais como tv, rádio, jornais e revistas (outbound marketing) por marcas que talvez nem eram de seu interesse, atualmente isso não faz mais sentido. Afinal, é perder dinheiro com quem não tem interesse no seu produto.

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a segmentação. O inbound marketing atua no campo digital, onde é possível veicular o seu conteúdo apenas para as pessoas que tenham real interesse no que sua empresa tem a dizer! Desta forma a empresa investe um valor bem menor em publicidade e tem um retorno muito maior. Veja alguns dados:

– O custo do Inbound Marketing é 62% mais barato do que campanhas tradicionais;

– O retorno sobre investimento (ROI) médio das estratégias de Inbound Marketing é 275% maior do que nas campanhas tradicionais.

Além de todas estas vantagens, o Inbound Marketing permite a medição de todos os resultados, já que no ambiente digital é possível medir cada click, compartilhamento, saber qual parte do seu site é mais visualizada, se o cliente abriu o seu e-mail e até que parte do texto ele chegou a ler, além de inúmeras outras estatísticas. Para isto, basta saber as ferramentas corretas a serem utilizadas na campanha.

Objetivos do Inbound marketing

  1. Gerar mais tráfego orgânico para o seu site (SEO);
    2. Gerar mais leads orgânicos;
    3. Aumentar a notoriedade da sua marca;
    4. Baixar o custo de aquisição de clientes;
    5. Gerar vendas e fidelizar.

Inbound marketing na prática

O objetivo do inbound marketing não é a conversão imediata. Neste tipo de estratégia, o “funil de vendas” é o condutor que irá guiar o primeiro contato do cliente com a sua marca até a fase final, de venda e fidelização.

Funil de Vendas do Inbound Marketing

1 – Atrair visitantes

Este é o topo do funil, ou seja, aqui estão as pessoas que podem se interessar pelo seu produto/serviço e é aqui que precisamos chamar sua atenção, seja com texto em blog através do SEO, mídias sociais, e-book ou qualquer outro material que vá interessar o futuro cliente. Aqui são criados conteúdos mais genéricos, mas sempre focados no interesse do futuro cliente.

2 – Geração de leads

Conseguimos atrair o futuro cliente na etapa anterior! Ele gostou tanto do conteúdo que cadastrou o e-mail para receber mais informações. Neste momento ele é um lead.

3 – Conversão

O futuro cliente passa a receber conteúdos cada vez mais específicos, de acordo com o seu interesse. Através de análises, conseguimos compreender seus desejos e necessidades. Desta forma, enviamos a ele apenas conteúdos bem específicos, gerando interesse e fazendo-o entrar em contato.

4 – Venda

O cliente percorreu todo o caminho que foi planejado e realizou a compra do seu produto ou serviço, fazendo com que o objetivo seja alcançado! Para algumas empresas esta é a fase final, mas não para Big Data! Nosso objetivo é fidelizar o cliente.

5 – Fidelização

Cliente satisfeito vira cliente cativo! Ele vai lembrar da sua empresa quando precisar de outro produto ou quando algum amigo precisar de indicação. É importante continuar acompanhando este cliente, enviando bons conteúdos, tirando suas dúvidas e satisfazendo suas necessidades e desejos.

Parece complexo e sejamos sinceros, realmente é. É preciso muito conhecimento de mercado e principalmente, dominar as ferramentas necessárias para a realização de todo este ciclo. Mas fique tranquilo, a Big Data já realizou este trabalho para vários clientes, sempre com sucesso!

Entre em contato agora mesmo para mais informações!

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