Marketing e Comunicação

O que são personas e como definí-las

No marketing digital, persona é o personagem fictício criado para dar identidade ao público-alvo de uma empresa. Estas personas servem como guia para todas as ações de marketing que serão realizadas.

Para uma empresa vender bem, ela precisa conhecer seu público-alvo. Só assim será possível entender seus desejos e necessidades, conhecer a forma de linguagem apropriada para melhor comunicação, entender seus hábitos e costumes e aí então oferecer serviços e produtos que sejam do seu interesse.

Embora sejam fictícias, as personas são muito reais! Parece contraditório, mas é assim mesmo. Criamos personagens que não existem na vida real, mas que devem representar fielmente o público que uma empresa deseja atingir.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Enquanto o público-alvo envolve uma grande parcela da sociedade, com estilos e características comuns aos grupos sociais, a persona trata de um indivíduo, único com suas características, hábitos e desejos muito bem definidos. Esta dúvida é muito comum, mas com o exemplo abaixo fica fácil de entender, veja:

Público-alvo: Homens e mulheres de 35 a 60 anos, casados, com terceiro grau completo e média mensal de R$8.000. Tem filhos, gostam de viajar e jantar em bons restaurantes.

Persona: Lúcia, 42 anos, 2 filhos, casada. Formada em gastronomia, viaja em média 3 vezes por ano ao exterior, em busca de inspirações para novas receitas. Trabalha em um restaurante conhecido em sua cidade mas tem o desejo de abrir seu próprio negócio, sonho que está próximo de realizar.

Como criar uma persona?

Se a representação deve ser fiel, não pode ter achismos. Por isso para a criação de personas é necessário identificar as perguntas principais como quem são os clientes interessados em seu produto ou serviço, se ele conhece sua empresa e como conheceu, quais são os comportamentos dele perante o que sua empresa oferece, o que ele espera quando realiza uma compra, entre outras questões.

Uma vez respondidas estas perguntas, chega a hora das pesquisas quantitativas e qualitativas. É preciso ir atrás destas pessoas e entrevistá-las seja por telefone, e-mail, pesquisa de rua ou através das várias ferramentas disponibilizadas online, como o Google Forms. A importância desta etapa é identificar padrões de comportamentos, entender as características em comuns do seu público-alvo.

É muito importante definir previamente quais perguntas serão realizadas, e  elas dependem do objetivo de cada empresa. Finalizada a pesquisa, é hora de colher todos os dados e extrair os pontos decisivos. É um trabalho complexo de análises e comparativos que irão identificar as características de sua persona.

Alguns dados fundamentais na criação da persona: nome, idade, estado civil, escolaridade, trabalho, media salarial, desejos e medos.

Pareceu complexo demais? Contratar uma agência de marketing digital com experiência em criação de personas é fundamental para um resultado de sucesso. Converse com a gente para saber como criar a persona ideal para sua empresa!

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