Marketing e Comunicação

Tendências do Marketing Digital em 2020

Já estamos quase em 2020! É chegado o momento de analisar o planejamento de 2019, entender o que deu certo e o que deu errado para, assim, ser mais efetivo no planejamento do ano que vem chegando. O futuro é agora, o consumidor está conectado através de smartphones, notebook, tablets e TVs inteligentes. Pensando nisso, quais serão as tendências de marketing digital para 2020?

Marketing humanizado
O relacionamento humanizado nunca esteve tão em alta no marketing digital como agora. Em um tempo onde a automação por robôs se torna presente em diversos cenários, a importância de se aproximar de forma genuína do consumidor se mostra fundamental. Agir com ética e responsabilidade, entender o sentimento do outro e praticar a empatia são fatores importantes que aproximam o consumidor da marca, e torna a relação mais amável e com menos frieza.

Pesquisa por voz
Pesquisa da ComScore identificou que em 2020 metade de todas as buscas serão feitas através de voz. Falar é muito mais fácil do que digitar e este comportamento vem sendo difundido desde o surgimento das assistentes pessoais como a Siri da Apple, a Cortana da Microsoft, a Alexa da Amazon, (que está disponível na versão português desde outubro de 2019) e várias outras, que estão sempre a postos para responder a qualquer dúvida. E não são apenas as empresas milionárias que podem ter sua assistente virtual! Já pensou em implementar esta tecnologia para conversar com seus clientes e potenciais clientes?

Podcast
Você sabia que existe uma Associação Brasileira de Podcasters? A Abpod foi criada com o objetivo de promover o setor e, segundo ela, existem atualmente mais de 2 mil podcasts regulares ativos no Brasil. Em estudo realizado conjuntamente com o Ibope Inteligência, foi identificado que 40% dos usuários brasileiros de internet já ouviram ao menos um programa deste tipo. Esse público é mais escolarizado e tem renda superior à média da população. Identificaram também que os programas curtos, de até 15 minutos, são os preferidos pelos ouvintes.

Filtros e stickers
Basta uma breve olhada nos stories do Instagram para perceber que os filtros viraram uma verdadeira febre! Desde o mais sutil, com objetivo de apenas melhorar a imagem, aos mais engraçados e divertidos, fato é que tem muita gente usando. O mesmo vale para os stickers nas conversas do WhatsApp, que já são figurinhas carimbadas. Existem grupos apenas com o objetivo de compartilhar a maior quantidade de figurinhas possíveis!

Fáceis de criar e ainda mais de viralizar, podem ser uma excelente ferramenta de marketing para divulgar a sua empresa ou evento, já pensou nisso?

Anúncios pagos
Também conhecido por Ads, os anúncios continuam em alta. Seja através de pesquisas no Google ou por redes sociais como Facebook e Instagram, a qualidade do conteúdo orgânico é sempre muito importante, mas é inegável a importância do investimento em anúncios para reforçar o posicionamento de uma marca. Por oferecerem muitas possibilidades de segmentação e variados formatos de anúncios e métricas, campanhas de marketing digital bem planejadas e executadas podem contribuir de forma significativa para a prosperidade de uma marca.

O marketing digital está em constante mudança. Estar atento ao modo como as pessoas consomem informação online é fundamental para o sucesso de uma empresa. O sucesso de qualquer negócio passa pelo planejamento. Se você ainda não começou a planejar o caminho que irá trilhar em 2020, a hora é agora! Entre em contato com a Big Data, agência com significativa experiência em marketing digital.

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