Marketing e Comunicação

Tendências em Marketing Digital para 2019

Mais um ano chegando ao seu final e é hora de começar a planejar as ações estratégicas para 2019. Estamos vivendo uma era de transformações, onde tudo muda o tempo todo principalmente na internet. Os hábitos de consumo mudam à medida que surgem novas tecnologias e produtos, e o que foi sucesso nos anos anteriores pode não ter tantos resultados no ano que vem chegando.

Através de pesquisas de marketing, consumo e tecnologia é possível avaliar as maiores tendências no marketing digital para 2019, confira: 

1) Big Data para campanhas personalizadas

Em meio a tanta concorrência e oferta de produtos e serviços, o consumidor dá preferência a empresas que o tratam de maneira pessoal e intimista. A Adobe realizou uma pesquisa e constatou que mais de 80% dos usuários desejam uma personalização em sua experiência de compra e relacionamento com as empresas. 59% dos entrevistados disseram que esperam que as empresas conheçam suas compras passadas.

Ou seja, o consumidor sabe que os dados da sua compra e ações online são armazenados pelas empresas e não só não se importam como desejam que as informações sejam utilizadas para melhoria nos processos de compra futuros. 

2) Vídeos

A utilização de serviços de vídeos como Youtube, Facebook e Instagram estão em processo de crescimento desde 2016 e os números revelam que ainda tem muito espaço para crescer mais. Em 2016, 80% dos usuários assistiam mais vídeos do que no ano anterior. Os dados se referem tanto a vídeos publicitários, gravados e editados como para vídeos ao vivo. Aproveitar que as ferramentas de redes sociais mais utilizadas pelos consumidores fornecem a opção de live e investir nessa modalidade é uma estratégia certeira.

Estudos mostram que em 2019 a quantidade de minutos assistidos na internet ultrapassará os minutos assistindo TV. Não dá para perder esta oportunidade de se comunicar com o cliente, concorda?

3) Chatbots

Sabe quando você entra na página de uma empresa no Facebook e automaticamente abre a janela de inbox, com um conteúdo pré-definido? Estes são os chatbots. É possível programá-los com os mais diversos conteúdos e o próprio Facebook oferece a ferramenta básica e gratuita. Mas é possível ir muito além e utilizar o serviço automático dos robôs de diversas formas e em praticamente todos os espaços da internet: redes sociais, sites e muito mais. 

4) Campanhas com microinfluenciadores

Quando está pesquisando algum produto ou serviço, o consumidor consulta primeiro a opinião de familiares e amigos e, em segundo lugar, os microinfluenciadores. São pessoas que possuem de 5 a 20 mil seguidores e, por conversarem de modo mais informal que os grandes influenciadores, transmitem mais segurança ao consumidor. Uma média de 70% do público do Youtube se engaja mais com microinfluenciadores do que com grandes personalidades.

5) Produção de Conteúdo

No item 1 deste texto falamos que os consumidores querem que seus dados sejam salvos pelas empresas de forma a estreitarem relacionamentos. Para tanto, a criação de conteúdo tem relação direta com o Big Data, que busca entender os gostos, interesses e necessidades de cada pessoa. No Marketing Digital temos o que é conhecido por Inbound Marketing, onde vários conteúdos são criados pensando em uma persona específica, de modo a guiar sua jornada de compra desde o primeiro contato com a marca até a finalização da compra e pós-venda.

Estas são apenas algumas das principais tendências identificadas para as ações de marketing digital em 2019. Gostaria de implementar algumas delas ou pensar em novas estratégias personalizadas para o perfil da sua empresa? Entre em contato com a Big Data!

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